Notícias

Messe Düsseldorf bem posicionada para expansão global e investimentos

Resultados fortes em 2024 possibilitam crescimento contínuo

Düsseldorf, 23 de maio de 2025 – A Messe Düsseldorf voltou a apresentar resultados financeiros sólidos no exercício de 2024: o Grupo Messe Düsseldorf registrou um faturamento de €395,1 milhões (ano anterior: €422 milhões) e um lucro após impostos de €78,8 milhões (ano anterior: €94,6 milhões). De acordo com o ciclo usual de eventos, 22 feiras comerciais foram realizadas em Düsseldorf (ano anterior: 27).

Para Dr. Stephan Keller, prefeito da cidade de Düsseldorf, capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália, e presidente do Conselho de Supervisão da empresa de feiras, o resultado demonstra o alto prestígio das feiras e da cidade como local de negócios:

“Os resultados excepcionais alcançados no último ano reforçam mais uma vez o alto desempenho da nossa empresa de feiras. Com seu apelo global, nossas feiras líderes mundiais fortalecem Düsseldorf como destino para grandes eventos e geram valor duradouro para a cidade e região. Ao mesmo tempo, a empresa contribui ativamente para garantir o futuro do nosso polo econômico, investindo em infraestrutura e sustentabilidade – um esforço que merece o mais alto reconhecimento.”

Na reunião realizada em 23 de maio de 2025, os acionistas da empresa aprovaram o pagamento de dividendos no valor de €22 milhões.

Oriente Médio: um mercado com futuro

Para fortalecer ainda mais sua posição e a da cidade de Düsseldorf como referência em feiras internacionais, a Messe Düsseldorf está avançando com sua nova estratégia de internacionalização. Após adquirir participação em uma nova subsidiária na Turquia e realizar seus primeiros eventos no México (GIFA Mexico e wire Mexico) em 2024, a ofensiva de crescimento na região do Golfo começou com sucesso. A empresa estabeleceu presença no polo de negócios de Dubai com a inauguração do escritório Messe Düsseldorf Gulf no início do ano. Esse avanço conta com uma empresa de gestão que atua exclusivamente em nome da Messe Düsseldorf. Um primeiro marco foi o lançamento da EuroShop Middle East em Dubai, previsto para o outono de 2026.

Já há resultados visíveis na Arábia Saudita. No início de maio, a Messe Düsseldorf realizou sua primeira feira em Riade com a estreia da metalflow ALLIANCE Saudi Arabia. Em meados do mesmo mês, ocorreu um novo marco: Sua Alteza Real Príncipe Saud Turki Al Faisal Bin Abdulaziz, presidente da Riyadh Exhibitions Company, e Wolfram N. Diener, presidente e CEO da Messe Düsseldorf, assinaram um Memorando de Entendimento em Riade com o objetivo de integrar no futuro as feiras líderes globais de Düsseldorf – K, interpack e drupa – às feiras Saudi Plastics & Petrochem e Saudi Print & Pack.

Clientes, acionistas e empresa: um ganho para todos

Wolfram N. Diener, presidente e CEO da Messe Düsseldorf, explica as vantagens: “No Oriente Médio, estamos expandindo em um dos mercados de feiras que mais crescem no mundo, o que fortalece nossa posição como uma das empresas de feiras mais bem-sucedidas internacionalmente. Estamos também reforçando nosso compromisso em outros mercados selecionados em crescimento, o que amplia ainda mais o apelo global e a competitividade de Düsseldorf como destino de grandes feiras”. Em fevereiro, a Tube Mexico foi realizada simultaneamente com a wire Mexico em Monterrey pela primeira vez. Outros novos eventos internacionais deste ano incluem a ANKIROS (tecnologia de metalurgia e fundição) em Istambul (Turquia), a JIOSH+W (segurança, saúde e bem-estar no trabalho) em Osaka (Japão), e a Organic Food Festa em Xangai (China), para a indústria de alimentos orgânicos.

“Clientes e acionistas se beneficiarão igualmente dessa expansão,” reforça Diener. “Estamos cobrindo mercados atraentes para nossos clientes e atraindo ainda mais visitantes internacionais para nossas feiras líderes globais em Düsseldorf.”

Onze novos eventos – seis deles em Düsseldorf

O impacto das atividades internacionais sobre Düsseldorf como cidade-sede se reflete no público predominantemente internacional de suas principais feiras. Cerca de 76,5% dos expositores e 39% dos visitantes das feiras líderes em Düsseldorf em 2024 vieram de fora da Alemanha. A drupa (80%) e a MEDICA (76%) lideraram no número de visitantes internacionais, enquanto a MEDICA (88%) e a wire (83%) lideraram entre os expositores internacionais.

Outro grande sucesso da iniciativa global da Messe Düsseldorf foi o lançamento da XPONENTIAL Europe, realizada em fevereiro. A nova feira líder europeia para sistemas autônomos e robótica surgiu da maior aquisição da história da empresa. Em 2023, a feira XPONENTIAL nos Estados Unidos foi co-organizada pela Messe Düsseldorf North America pela primeira vez. Naquela ocasião, Dr. Keller anunciou a criação de uma edição europeia – que foi oficialmente inaugurada este ano em Düsseldorf.

A XPONENTIAL Europe é um dos seis novos eventos em Düsseldorf em 2025. A primeira edição da Circular Valley Convention – feira e conferência transversal sobre economia circular – e “The Art of Beauty & Health”, voltada ao público final, já foram realizadas. Esta última, organizada paralelamente às feiras BEAUTY e TOP HAIR, reforçou o status de Düsseldorf como capital da indústria da beleza. Em outubro acontecerá a GRIDexpo, primeira feira da Alemanha dedicada às redes inteligentes de energia. Dois eventos convidados completam os estreantes de 2025: a feira de moda Asia Apparel Expo e a iba, principal feira mundial de panificação, confeitaria e snacks.

Impulso para a cidade e a região

O diretor de operações da Messe Düsseldorf, Marius Berlemann, destaca a importância dos novos eventos para a cidade: “Com diversas novas feiras em nossa sede, estamos gerando impulso essencial para Düsseldorf e região. Esses eventos fortalecem nosso portfólio de alto nível, que é um importante motor econômico para a cidade. E 2025 promete grandes destaques – incluindo a maior feira do mundo para viagens móveis, a CARAVAN SALON, e a feira K, já com todos os estandes vendidos, que após três anos voltará a reunir a indústria internacional de plásticos e borracha em Düsseldorf. Esperamos, inclusive, superar o número de visitantes da edição anterior – com mais de 70% vindos do exterior.”

Entre os destaques de 2024 estiveram a drupa – maior feira de tecnologias de impressão do mundo, que retornou após oito anos – e as maiores edições já realizadas das feiras wire e Tube. Em 2024, foram realizadas 22 feiras em Düsseldorf (ano anterior: 27), incluindo oito eventos de parceiros e convidados, que reuniram 24.637 expositores (ano anterior: 26.866) e 1.044.650 visitantes (ano anterior: 1.146.874).

Crescimento internacional continua

O número de eventos internacionais aumentou: em 2024, 54 feiras foram realizadas fora da Alemanha, contra 46 no ano anterior. A Messe Düsseldorf não apenas ingressou em novos mercados, como também reorganizou suas operações na Ásia. Para explorar plenamente o potencial do continente, as cinco subsidiárias em Nova Délhi, Cingapura, Hong Kong, Xangai e Tóquio foram unificadas na rede centralmente coordenada “Messe Düsseldorf for Asia” (MDfA). Com sede em Cingapura, a MDfA coordena vendas e marketing de visitantes tanto para as principais feiras regionais da Ásia quanto para as líderes globais em Düsseldorf. Um primeiro marco foi a consolidação de sete feiras asiáticas de saúde sob o guarda-chuva MEDICARE ASIA.

Investimentos fortalecem Düsseldorf como polo de negócios

Com foco no futuro, a Messe Düsseldorf está investindo não apenas em seu portfólio, mas também em serviços digitais, sustentabilidade ambiental e na atratividade e competitividade do local. Os investimentos estão crescendo significativamente – de €12 milhões em 2024 para €31 milhões este ano e €69 milhões em 2026. Um dos projetos centrais é a modernização do Pavilhão 9 e da Entrada Norte: cerca de €200 milhões estão previstos para serem investidos até a próxima edição da drupa, em 2028. Além disso, uma nova sede corporativa, o “Messe Düsseldorf Cube”, está sendo construída com um investimento aproximado de €100 milhões. O novo edifício substituirá a torre frontal do centro de exposições e, junto à torre traseira completamente renovada, abrigará a nova sede da Messe Düsseldorf.

Bernhard J. Stempfle, diretor administrativo de Finanças e Infraestrutura da Messe Düsseldorf, afirma: “Com ambientes de trabalho modernos na nova sede, nos posicionamos como empregador atrativo. Ao mesmo tempo, a Entrada Norte e o Pavilhão 9 reformulados estarão ainda mais alinhados às necessidades de nossos clientes. E estamos avançando em sustentabilidade: só este ano, entra em operação um sistema de painéis solares cobrindo 79 mil metros quadrados em cinco telhados de pavilhões. Estamos financiando todos esses investimentos exclusivamente com recursos próprios.”

A Messe Düsseldorf segue um planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento de seu portfólio, infraestrutura e sede – garantindo que a empresa continue a servir a economia, a cidade de Düsseldorf e a região como um parceiro forte.

Fonte: Messe Düsseldorf

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Uma nova ProWein para inspirar a todos

Sob o lema “Discover the Taste of Tomorrow” (Descubra o Sabor do Amanhã), a ProWein se apresentará com um visual renovado, mais moderno e com um novo layout de pavilhões. O evento reunirá em Düsseldorf toda a diversidade do mundo dos vinhos e destilados

Messe Düsseldorf bem posicionada para expansão global e investimentos

Resultados fortes em 2024 possibilitam crescimento contínuo

Embalagens como expressão cultural: novo livro explora conexões entre design e tradição

Instituto de Embalagens lança segundo volume de “Embalagens Mundo Afora”, analisando influências culturais na concepção de embalagens no Brasil e na Europa Ocidental

plugins premium WordPress

Solicitação enviada com sucesso!

Em breve, nossa equipe entrará em contato com todas as informações.