Notícias

3 perguntas para Wolfram N. Diener, presidente da UFI – Associação Global da Indústria de Exposições (2026/27)

O executivo discute a importância das feiras comerciais como plataformas estáveis ​​em uma economia global cada vez mais fragmentada, o sentimento atual no mercado global e as oportunidades que a IA oferece ao setor

Foto: Messe Düsseldorf

“Sistemicamente relevantes para a economia e a sociedade”

Wolfram N. Diener, presidente e CEO da Messe Düsseldorf, assumiu oficialmente o cargo de presidente eleito (Incoming President) da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry – em 19 de novembro de 2025, durante o 92º UFI Global Congress, realizado em Hong Kong. Ao lado da atual presidente da UFI, Panittha Buri (vice-presidente do Bhiraj Buri Group, Tailândia), e do presidente cessante, Hugh Jones (CEO da RX, Reino Unido), ele passa a integrar o chamado Trio Presidencial da associação. A transferência oficial da presidência acontecerá no 93º UFI Global Congress, em novembro de 2026, no Bahrein.

Nesta entrevista, Diener fala sobre a importância das feiras como plataformas estáveis em uma economia global cada vez mais fragmentada, o atual sentimento do mercado internacional e as oportunidades que a inteligência artificial oferece para o setor.

Você assumirá a presidência da UFI em 2026. Quais temas pretende impulsionar?

Wolfram N. Diener: As feiras de negócios estão sob pressão geopolítica e econômica e, muitas vezes, têm sua importância subestimada — apesar de serem sistemicamente relevantes para a economia e a sociedade. Por isso, precisam de maior reconhecimento público e apoio político externo, além de processos de transformação internos. Quero fortalecer a percepção pública do valor do nosso setor, tornando ainda mais visível o que as feiras realizam: em um mundo cada vez mais fragmentado, reunimos os participantes do mercado, seguimos sendo um espaço de troca civilizada, tornamos os produtos tangíveis e construímos confiança em tempos dinâmicos.

É mais importante do que nunca que nós, enquanto indústria, falemos com uma só voz — sejam organizadores, operadores de pavilhões ou prestadores de serviços. A UFI cria entendimento sobre esses diferentes papéis e promove interesses comuns. Gostaria de reforçar ainda mais esse perfil agregador.

Além disso, precisamos atuar de forma ainda mais ativa onde a economia mais precisa de nós: em mercados dinâmicos e nas interfaces do intercâmbio global. Por isso, defenderei a ampliação do número de associados em economias em desenvolvimento e emergentes, para moldar uma indústria global de feiras colaborativa, orientada para o futuro e com impacto real.

A situação econômica global é tensa. Como isso afeta a indústria de feiras?

Wolfram N. Diener: A indústria de exposições funciona como um sismógrafo da economia mundial. As crises internacionais atualmente pressionam as empresas — e isso é perceptível nas feiras. Como os três maiores mercados — Estados Unidos, Alemanha e China — apontam para uma tendência estável ou de retração, segundo o mais recente UFI Global Barometer, não há um clima geral de euforia. O mais importante agora é reforçar o diferencial das feiras: elas criam espaços para diálogo e cooperação — mesmo quando outros canais estão bloqueados.

Há, porém, sinais positivos: cerca de um terço das empresas de feiras no mundo espera crescer 5% ou mais em 2025, e muitas estão otimistas em relação aos próximos anos. As perspectivas mais favoráveis estão em mercados em crescimento como Brasil, Índia, Malásia, México, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O que considero ainda mais relevante é que o setor não está parado esperando os acontecimentos — está agindo. Oito em cada dez empresas planejam novas iniciativas, seis em cada dez já trabalham ativamente com aplicações de inteligência artificial no dia a dia, e quatro em cada dez empresas do setor pretendem ampliar suas equipes até o fim do ano.

A inteligência artificial é um importante motor para o desenvolvimento da indústria de feiras. Onde você vê os maiores benefícios?

Wolfram N. Diener: A IA se torna especialmente valiosa quando grandes volumes de dados, processos complexos e necessidades individuais convergem — exatamente o que acontece no setor de feiras. Hoje, quase dois terços das empresas já utilizam ferramentas de IA em suas operações diárias para ganhar eficiência. O setor não é nem pioneiro nem retardatário — mas está claramente em transformação.

Três áreas são particularmente importantes. Primeiro, a IA abre novas possibilidades de personalização, como ferramentas inteligentes de matchmaking e comunicação sob medida para visitantes e expositores. Segundo, a otimização logística, o uso mais preciso dos espaços e a redução das emissões de CO₂ permitem um planejamento e uma execução mais sustentáveis dos eventos. E, por fim, a IA impulsiona naturalmente o surgimento de novos serviços digitais, que possibilitam a criação de experiências inovadoras nas feiras.

Grande parte disso pode ser implementada diretamente pelos organizadores em seus processos operacionais — e muitos já o fazem. Para aplicações mais complexas, será necessário contar com parceiros tecnológicos especializados. Mas uma coisa é certa: uma estratégia de IA bem-sucedida só pode surgir da combinação entre profundo conhecimento do setor e domínio tecnológico.

Fonte: Messe Düsseldorf

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Boot 2025: maior feira de esportes aquáticos do mundo acontece em janeiro, reunindo 1.500 expositores de 60 países

Fabricantes da Itália lideram os espaços, seguidos pela Holanda, França e Grã-Bretanha. No entanto, empresas da Polônia, Áustria, EUA, Grécia e Turquia também marcarão presença com grandes apresentações

ProWine Tokyo 2025: Excelência global e sinergia local impulsionam sucesso recorde no mercado japonês de vinhos e destilados

Segunda edição da feira reforça o papel do Japão como um dos mercados mais promissores e sofisticados da Ásia

Boot 2025: A principal feira mundial como força motriz do setor

Especialistas e fãs de esportes aquáticos de 113 países viajaram para Düsseldorf; fabricantes e revendedores relatam grande interesse de compra e muitos negócios bem-sucedidos

plugins premium WordPress

Solicitação enviada com sucesso!

Em breve, nossa equipe entrará em contato com todas as informações.