Notícias

Malu Sevieri defende diálogo entre players do setor no 2º BenchMICE® de 2025

CEO da Emme Brasil falou sobre a importância do Guia de Boas Práticas e os avanços na valorização dos profissionais de eventos

A CEO da Emme Brasil, Malu Sevieri, participou do 2º Encontro Educacional BenchMICE® de 2025, realizado pela Evento Único no dia 14 de maio. Com o propósito de desenvolver o mercado de eventos e valorizar os profissionais da área, foi criada a Comunidade BenchMICE, um grupo fechado e exclusivo para gestores/buyers de eventos, que tem o objetivo de promover a troca de experiências e boas práticas entre os participantes.

Malu participou de uma das rodas de discussão, cujo tema foi boas práticas em feiras e exposições. Também participaram Vanessa Monteiro, gerente de assuntos científicos da Associação de Medicina Intervencionista Brasileira (AMIB), e Karla Fidelis, gerente de eventos e omnichannel na Neogrid. Durante o debate, foram abordados assuntos como a problemática operacional para a realização de feiras e exposições no território nacional.

Questionada sobre a criação do Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições, documento que traz 10 recomendações essenciais para tornar mais ético, justo e sustentável o relacionamento entre marcas patrocinadoras de eventos de negócios, empresas fornecedoras e organizadores de feiras e eventos, a executiva explicou que a criação se deu por diversos motivos, mas principalmente pela necessidade de promover o diálogo entre todos os envolvidos, especialmente os organizadores.

“Isso que é legal do manual, ele foi construído com players diversos, você tinha toda a cadeia presente sendo representada. Eu sempre acredito nisso, no diálogo, para no futuro não falar que não tinha ninguém da organização presente. Eu acho que quando vamos falar de melhoria, muitas coisas já melhoraram. Tiveram uma evolução, nasci e cresci dentro do pavilhão, então 39 anos que vivo dentro dele. Eu acho que melhoramos muito com as normas de ESG, em geral, como o trabalhador se porta dentro do pavilhão e também o espaço que ele tem, nós melhoramos muito a dignidade de quem trabalha ali, que era uma preocupação e discussão que não existiam, isso vem das boas práticas”, afirmou.

Outro ponto ressaltado por Malu foi a evolução em sustentabilidade nos eventos. “Eu acho que tivemos uma evolução em relação a organização, tanto do ponto de vista de quem expõe, como também do ponto de vista de quem organiza e dos prestadores de serviço na parte da importância da reciclagem. Temos visto mais o uso de  materiais que poluem menos, diminuição da geração de lixo, soluções um pouco mais inteligentes e montagens sem tanto desperdício,” observou.

Durante o bate-papo, também foi destacada a importância da leitura atenta dos contratos. A CEO da Emme Brasil compartilhou sua visão sobre dois aspectos fundamentais. Ela frisou que é essencial solicitar esclarecimentos sobre o motivo da cobrança de cotas antes de avaliar se os valores são justos. Caso o organizador se recuse a fornecer essas informações, talvez o evento não seja o mais adequado para participação. Além disso, reforçou a necessidade de ler atentamente cada página do contrato e evitar assinar qualquer cláusula que não esteja plenamente compreendida, para prevenir surpresas desagradáveis no futuro. 

Realizado quatro vezes ao ano, o encontro é voltado para conteúdos educacionais que garantem a aprendizagem contínua dos envolvidos. As relações e trocas de informações são regidas por um estatuto, que estabelece normas de compliance, como a proibição de compartilhar condições comerciais e contratuais de fornecedores ou informações estratégicas das empresas. As discussões permanecem no campo das boas práticas de gestão e da troca de experiências.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Presidente da UFI 2026-27: Wolfram N. Diener é eleito para liderar a Associação Global da Indústria de Feiras

Executivo experiente do setor de feiras, com três décadas de liderança na Ásia e Europa, assume a presidência da UFI

Boot 2025: maior feira de esportes aquáticos do mundo acontece em janeiro, reunindo 1.500 expositores de 60 países

Fabricantes da Itália lideram os espaços, seguidos pela Holanda, França e Grã-Bretanha. No entanto, empresas da Polônia, Áustria, EUA, Grécia e Turquia também marcarão presença com grandes apresentações

Após pausa de oito anos, feira DRUPA volta a ser realizada e reúne mais de 1.600 expositores

Maior evento da indústria gráfica mundial aconteceu na Alemanha, entre o final de maio e início de junho, e contou com 927 empresas brasileiras entre expositores e visitantes. No total,  2.001 participantes do Brasil se inspiraram com novas ideias e perspectivas para o futuro do setor de impressão e embalagem

plugins premium WordPress

Solicitação enviada com sucesso!

Em breve, nossa equipe entrará em contato com todas as informações.