Notícias
K 2025: a força da maior feira mundial para a indústria de plásticos e borracha
Evento ocorreu sob o lema “O Poder do Plástico! Verde – Inteligente – Responsável”, com o setor demonstrando força inovadora, responsabilidade e otimismo
A K 2025, a feira mais relevante do mundo para a indústria de plásticos e borracha, encerrou-se com sucesso em 15 de outubro de 2025, após oito dias de evento. Diante do atual cenário econômico global desafiador, muitas empresas do setor chegaram a Düsseldorf com expectativas moderadas. No entanto, o clima nos pavilhões totalmente ocupados foi excepcional. A indústria apresentou-se mais inovadora, internacional e determinada do que nunca a moldar ativamente a transição para uma maior sustentabilidade, digitalização e responsabilidade social.
“A K demonstrou mais uma vez o quanto de poder inovador e dinamismo esse setor possui. O enorme interesse internacional, a alta demanda por informações e as inúmeras conversas concretas sobre investimentos — incluindo diversos contratos firmados diretamente no local — ressaltam a importância da feira como uma plataforma global para soluções pioneiras e trocas colaborativas”, enfatiza Marius Berlemann, diretor de Operações da Messe Düsseldorf.
“A K é uma bússola indispensável em tempos de incerteza e mais uma vez confirmou seu papel como a principal fonte de inspiração e plataforma de lançamento para a indústria global de plásticos e borracha, onde inúmeras empresas apresentaram suas inovações ao público mundial pela primeira vez”, acrescentou.
Sob o lema “O Poder do Plástico! Verde – Inteligente – Responsável”, 3.275 expositores de 66 países apresentaram tecnologias, produtos e processos inovadores ao longo de toda a cadeia de valor, distribuídos em 18 pavilhões e áreas externas. Mais de 175 mil visitantes profissionais de cerca de 160 países viajaram para Düsseldorf, mantendo estável o público da feira.
A K reafirmou de forma impressionante sua posição como a feira mais global do setor: 73% dos visitantes vieram do exterior, sendo mais de um terço de outros continentes. China (6.300 visitantes) e Índia (6.400 visitantes) tiveram forte presença, e 10 mil visitantes vieram dos Estados Unidos e do Brasil. Ela voltou a se destacar por sua alta taxa de tomadores de decisão (67%).
“O ambiente que enfrentamos atualmente continua extremamente desafiador. Mas é justamente em tempos como este que a força da nossa indústria se torna visível. A cada três anos, o setor global de plásticos se reúne aqui — e por um bom motivo: a K é o lugar onde inovações são lançadas, parcerias são formadas e visões se tornam realidade. Os plásticos foram, são e continuarão sendo o material mais importante do nosso tempo. Eles combinam leveza, funcionalidade, eficiência energética e versatilidade, sendo pioneiros do progresso em muitas áreas — da tecnologia médica à mobilidade e ao fornecimento de energia. Com soluções de reciclagem aprimoradas e conceitos circulares, eles estão se tornando cada vez mais o material mais sustentável de nossa era”, explicou Ulrich Reifenhäuser, presidente do Conselho Consultivo de Expositores da K 2025.
Com seus três temas centrais — “Moldando a Economia Circular”, “Adotando a Digitalização” e “Cuidando das Pessoas” — a K 2025 capturou perfeitamente o espírito do tempo. Fabricantes de máquinas e equipamentos demonstraram de forma impressionante como eficiência, precisão e economia de recursos podem ser combinadas por meio de sistemas de produção ultramodernos e demonstrações ao vivo.
O setor de matérias-primas e materiais auxiliares também se destacou com inovações — de materiais de base biológica e compostos reciclados a novos aditivos que unem funcionalidade e sustentabilidade —, apresentando uma gama impressionante de soluções para o futuro do desenvolvimento de materiais. De plantas de reciclagem avançadas e matérias-primas alternativas a sistemas de fabricação baseados em dados e estratégias para desenvolvimento de talentos e preservação de recursos, ficou evidente em todos os pavilhões: a indústria aceitou os desafios e trabalha com determinação em soluções reais.
Os visitantes de todo o mundo chegaram sedentos por informação: além de temas como reciclagem, economia circular e conservação de recursos, digitalização, automação, inteligência artificial e aumento de eficiência dominaram as discussões.
O evento deste ano foi marcado por altos níveis de satisfação. De acordo com pesquisa preliminar, 95% dos visitantes afirmaram ter alcançado seus objetivos na feira. 98% dos visitantes profissionais classificaram a oferta de produtos e serviços como excelente ou muito satisfatória. Eles se mostraram particularmente impressionados com a forte presença das lideranças de mercado e o grande número de empresas inovadoras.
As diversas atrações especiais da K 2025 também foram muito bem recebidas pelo público internacional. O evento oficial “Plastics Shape the Future”, organizado em conjunto pela Plastics Europe Deutschland e pela Messe Düsseldorf, inspirou o público com palestras, painéis e apresentações de startups em diversos dias temáticos. Igualmente relevante foi o fórum da VDMA “The Power of Plastics”, que apresentou a implementação tecnológica de processos circulares na produção de plásticos, com demonstrações ao vivo e debates com especialistas.
O programa foi complementado pela Startup Zone e pelo Science Campus, que uniram inovação e pesquisa. Com a Rubberstreet, sob o patrocínio da wdk (Federação Alemã de Plásticos), a K mais uma vez ofereceu uma vitrine para o poder inovador da indústria de elastômeros. Com a estreia de “Women in Plastics”, a feira lançou um sinal inspirador de diversidade, responsabilidade e futuro sustentável. Visitas guiadas para diferentes públicos, como designers industriais e jovens profissionais, completaram a programação.
Uma análise detalhada da K 2025, com entrevistas de expositores e vídeos, pode ser encontrada em K-LIVE.
A próxima edição da K será realizada em Düsseldorf, de 18 a 25 de outubro de 2028. Mais informações, impressões e depoimentos estão disponíveis em www.k-online.com.
Compartilhe:
LEIA MAIS:
- junho 25, 2025
Nova feira para o setor de cabos e aços estreia no Brasil em 2026
Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Arames, Fios, Cabos, Vergalhões + Aços, Tubos, Perfis, Chapas, Máquinas, Equipamentos, Tecnologias e Serviços une os dois setores estratégicos em um único ambiente para fortalecer negócios e apresentar inovações