Notícias
Emme Brasil e Messe Düsseldorf apresentam Interpack 2026 e fortalecem negócios no setor de embalagens
O evento ocorreu em São Paulo e reuniu líderes do setor para apresentar oportunidades e parcerias estratégicas, além de destacar inovações em tecnologia, processos e embalagens que prometem transformar o mercado nacional e internacional
No dia 28 de outubro, a Emme Brasil, representante oficial da Messe Düsseldorf, promoveu a apresentação oficial da Interpack 2026, a principal feira mundial dedicada às indústrias de embalagem e processamento, que ocorrerá de 7 a 13 de maio, em Düsseldorf, na Alemanha. O encontro, realizado na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), reuniu executivos, empresários e representantes das principais entidades do setor para conhecer as novidades e perspectivas da próxima edição do evento.
“A Interpack é uma feira muito concorrida e desejada por empresas do mundo todo, e é um prazer reunirmos aqui representantes de toda a cadeia produtiva para falar sobre as oportunidades que ela oferece. Este encontro simboliza muito mais do que a apresentação de um evento, é a abertura de novas oportunidades de negócios, inovação e parcerias que podem transformar o futuro do setor”, disse Malu Sevieri, CEO da Emme Brasil.
Gino Paulucci Jr., presidente do Conselho de Administração da Abimaq, destacou a relevância da Interpack para o desenvolvimento tecnológico e competitivo da indústria brasileira de máquinas e equipamentos. Ele reforçou a importância de acompanhar tendências globais e investir em inovação para manter a competitividade do setor no mercado internacional.
“Em 2026, teremos a terceira edição da Área Brasil, na Interpack, organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions. Essa continuidade reflete o sucesso das edições anteriores, tanto em visibilidade como em resultados concretos. A cada nova participação cresce o número de empresas, de contatos e de negócios gerados. Mais do que números, o que move é o propósito, mostrar que o Brasil é sinônimo de competência industrial, inovação e parcerias confiáveis. Cada empresa brasileira que expõe na Interpack traz consigo uma história de investimento, superação e compromisso com a sustentabilidade e a eficiência produtiva”, afirmou Paulucci Jr.
Reconhecida como uma vitrine global para inovações em embalagens, a feira abrange máquinas e dispositivos de embalagem, materiais e meios de embalagem, processos para alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, cosméticos e bens industriais. Thomas Dohse, diretor da Interpack, lembrou que para o próximo ano, o evento já está totalmente ocupado e o layout dos pavilhões da Messe Düsseldorf foi organizado por cores para facilitar a navegação dos visitantes, por exemplo:
- Pavilhões verdes (15, 16, 17 e 4): dedicados às indústrias farmacêutica e cosmética;
- Pavilhões vermelhos (1, 3 e 4): voltados para panificação e confeitaria;
- O Pavilhão 8B abriga o setor de rotulagem.
Saiba mais em: https://www.interpack.com/
“Para se ter uma ideia da dimensão, o espaço total da Interpack equivale a cerca de 40 campos de futebol — portanto, é recomendável calçar sapatos confortáveis e reservar tempo suficiente para aproveitar toda a feira. Além da área principal de exposição, a Interpack também contará com atividades especiais, como Zona de Startups, com cerca de 20 empresas internacionais apresentando inovações, como revestimentos biodegradáveis e soluções de inteligência artificial aplicadas à indústria, e Exposição de Componentes, no centro do pavilhão, reunindo aproximadamente 100 expositores com peças, componentes e sistemas para máquinas e linhas de produção”, antecipou o diretor.
A feira destaca a sustentabilidade como um de seus principais pilares, reunindo expositores que apresentam materiais ecologicamente corretos, processos produtivos mais eficientes e soluções inovadoras em reciclagem — um reflexo da crescente demanda global por práticas ambientais responsáveis. A feira também amplia as oportunidades de negócios para os setores de confeitaria, panificação, bebidas e produtos farmacêuticos, com a participação estimada de cerca de 2.800 expositores de mais de 60 países em Düsseldorf.
“Nos setores de alimentos embalados e farmacêuticos, o impacto nas vendas de alimentos, processos, máquinas e embalagens é direto — e as perspectivas são bastante positivas diante dos dados e da demanda observada. Entre 2019 e 2025, o crescimento foi de quase 5%, e o Instituto Euromonitor projeta que, nos próximos cinco anos, esse avanço ultrapasse 11%. Esse movimento é impulsionado por fatores como o aumento da população global, a expansão da urbanização, o crescimento das taxas de emprego e a elevação da renda média. Ainda assim, o ritmo varia conforme a região. Em 2024, a produção global de alimentos aumentou cerca de 900 milhões de toneladas, e a expectativa é de que continue em alta até 2029”, enfatizou Richard Clemens, diretor-executivo da VDMA – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais.
A Interpack 2026 permite que profissionais explorem toda a cadeia de valor, desde a produção de embalagens até a distribuição e garantia de qualidade. “Nela, são apresentadas soluções que contribuem para a conservação de recursos e para processos mais eficientes, garantindo a competitividade a longo prazo”, atestou Clemens.
As embalagens do amanhã e o papel do Brasil em uma indústria em transformação
A agenda contou ainda com a palestra “As Embalagens do Amanhã”, conduzida por Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens. Ela destacou que tecnologia e inovação não são um fim em si, mas o ponto de partida para transformar a indústria e impulsionar uma economia verdadeiramente circular. A especialista compartilhou insights sobre inovação e sustentabilidade, enfatizando soluções que equilibram eficiência, preservação de recursos e adaptação às novas demandas do mercado global.
“Quando falamos em sustentabilidade, precisamos entendê-la de forma ampla, indo além da dimensão ambiental e considerando também a econômica. No mercado, todos querem ser ‘verdes’, desde que isso não gere prejuízos; por isso, não adianta ter uma embalagem ambientalmente perfeita se ela não for economicamente viável. Da mesma forma, uma embalagem barata perde sentido se for produzida em condições precárias ou exploratórias, pois a sustentabilidade também é social”, falou Assunta.
Segundo ela, o ideal é avançar para um nível mais elevado de sustentabilidade: uma dimensão espiritual, pautada na consciência e na empatia. Não é possível construir um mundo melhor enquanto houver pessoas em situação de fome, e é nesse contexto que a embalagem assume um papel fundamental: proteger os alimentos, reduzir o desperdício e ampliar o acesso da população à alimentação.
Sobre a Interpack
A Interpack é a principal feira global para as indústrias de embalagem e processamento. Realizada em Düsseldorf, Alemanha, reúne toda a cadeia de valor e apresenta as principais inovações e tendências do setor. O foco está em materiais de embalagem, máquinas e tecnologias de processamento voltadas aos segmentos de alimentos, bebidas, confeitaria, panificação, cosméticos, produtos farmacêuticos, bens de consumo não alimentares e produtos industriais.
Em 2026, ocorrerá de 7 a 13 de maio. Saiba mais em: https://www.interpack.com/
A Emme Brasil ajuda você e sua empresa a visitar ou expor na Interpack. Para mais informações, entre em contato:
birgitpopovs@emmebrasil.com.br
+55 (11) 2365-4313
Compartilhe:
LEIA MAIS:
- abril 15, 2025
CIOSH 2025 inova, se moderniza e inaugura uma nova era para a indústria de segurança e saúde ocupacional da Ásia
Focada em produtos e tecnologias de ponta ao longo de toda a cadeia do setor, incluindo EPIs e soluções para segurança na produção, a feira visa consolidar-se como a mais influente plataforma comercial do setor de segurança e saúde ocupacional do continente asiático











