Notícias

Após pausa de oito anos, feira DRUPA volta a ser realizada e reúne mais de 1.600 expositores

Maior evento da indústria gráfica mundial aconteceu na Alemanha, entre o final de maio e início de junho, e contou com 927 empresas brasileiras entre expositores e visitantes. No total,  2.001 participantes do Brasil se inspiraram com novas ideias e perspectivas para o futuro do setor de impressão e embalagem

De 28 de maio a 7 de junho, a cidade de Düsseldorf, na Alemanha, foi palco da DRUPA 2024, a maior feira da indústria gráfica mundial. O evento, que ocorre a cada quatro anos, não acontecia desde 2016 – a edição de 2020 foi impedida pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma oportunidade única para explorar as últimas tendências e inovações no setor, além de facilitar um intercâmbio de conhecimento de alto nível, debates e networking com especialistas globais. 

Com uma extensão de 140 mil metros quadrados, distribuídos por 18 pavilhões, e uma participação de 1.643 expositores de 52 países, a DRUPA recebeu 2.001 visitantes brasileiros, incluindo representantes de 927 marcas. Em comparação à última edição, foram 653 empresas e 1.475 visitantes do Brasil, o que demonstra não apenas o interesse, mas também o crescimento da indústria gráfica nacional. 

“Estamos muito felizes com o retorno da DRUPA após um intervalo de oito anos. Este é um momento significativo para a indústria gráfica, marcando não apenas o retorno de um evento emblemático, mas também a participação de destaque do Brasil. Tenho certeza de que a DRUPA voltou à sua posição de evento líder do setor, após um período de pausa, impressionando e trazendo novidades para todos que estiveram presentes”, comemora a CEO da Emme Brasil – representante da Messe Düsseldorf, organizadora do evento -, Malu Sevieri.

Segundo ela, a DRUPA não é apenas uma feira; é uma verdadeira jornada de transformação, onde profissionais e empresas do setor se reúnem para apresentar seus avanços tecnológicos, descobrir novos materiais, métodos e equipamentos, desde a impressão convencional até a mais avançada impressão 3D.

Nesta edição, o foco esteve na automação de processos tradicionais, na impressão digital – com ênfase na tecnologia de jato de tinta – e nas embalagens de papelão, tudo alinhado aos princípios da Indústria 4.0. O tema central, “impressão sustentável”, reflete o compromisso do evento com a responsabilidade ambiental e a busca por soluções ecoconscientes.

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) esteve na DRUPA e mencionou que destacaram-se soluções voltadas à transformação digital, especialmente nos processos de impressão e pós-impressão. Foi perceptível a utilização das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e, em algumas soluções, a tendência emergente da Indústria 5.0.

“Na Indústria 5.0, o objetivo é combinar a eficiência e a precisão das tecnologias já adotadas na 4.0 com a criatividade, a inteligência emocional e as capacidades de resolução de problemas dos seres humanos. Isso resulta em ambientes de trabalho onde humanos e robôs trabalham lado a lado de maneira harmoniosa, criando produtos e serviços mais personalizados e inovadores. Além disso, a Indústria 5.0 enfatiza práticas sustentáveis e éticas, abordando questões como o impacto ambiental e a responsabilidade social corporativa”, disse a entidade em artigo assinado por Enéias Nunes da Silva, Andrea Ponce e Elcio De Sousa.

“A DRUPA sustentou a sua posição como a feira comercial líder da indústria e o seu apelo único de uma forma notável. A abrangência internacional e, acima de tudo, a elevada competência de tomada de decisão dos visitantes garantiram discussões técnicas aprofundadas e bem fundamentadas nos estandes da feira, por um lado, e muitas decisões de investimento direto, por outro. Nossos expositores nos contaram sobre acordos de compra de grandes volumes”, fala o diretor-geral da Messe Düsseldorf, Erhard Wienkamp.

As fotos oficiais da DRUPA 2024 podem ser acessadas AQUI.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

O Brasil chega à EuroShop 2026 com força de mercado que dita tendência

Dez empresas nacionais ocupam espaço estratégico na edição de 60 anos da feira e mostram ao mundo a maturidade tecnológica do varejo brasileiro

Emme Brasil e Messe Düsseldorf apresentam as oportunidades da EuroShop 2026

Público brasileiro conheceu tendências, tecnologias e experiências que poderão ser vividas na maior vitrine global do varejo

Wire & Tube México 2025: uma importante plataforma para o setor

168 expositores de 20 países apresentaram suas inovações para aproximadamente 14 mil visitantes

plugins premium WordPress

Solicitação enviada com sucesso!

Em breve, nossa equipe entrará em contato com todas as informações.