Notícias

boot Düsseldorf 2026 coloca a indústria global de esportes aquáticos no rumo certo

Clima favorável para negócios, excelente atmosfera e forte caráter internacional nos pavilhões de Düsseldorf

O clima foi extremamente positivo nos pavilhões da Messe Düsseldorf quando a boot 2026 encerrou suas atividades no domingo, após nove dias de evento. “Depois de alguns anos difíceis, com vendas mais lentas, nossos expositores voltaram aos trilhos. Eles relatam conversas muito produtivas e negócios fechados em seus estandes. A boot 2026 se reafirmou mais uma vez como um farol internacional e força motriz da indústria”, afirma Marius Berlemann, COO da Messe Düsseldorf.

O aumento da presença internacional entre os visitantes e a alta participação de profissionais do setor reforçam a liderança da feira para toda a indústria marítima. Berlemann acrescenta: “Assim, a boot 2026 se despede como um poderoso catalisador, ponto de encontro internacional do setor e destaque emocional. É aqui, em Düsseldorf, que os negócios acontecem!”

Com mais de 200 mil visitantes provenientes de mais de 110 países, a boot registrou um leve crescimento no público em relação ao ano anterior. O percentual de visitantes internacionais foi especialmente expressivo: cerca de um quarto veio de outros países europeus e de mercados de fora do continente. A boot 2026 também obteve um índice excepcional de satisfação do público, com quase 95% dos visitantes entusiasmados com a oferta dos expositores e afirmando ter alcançado seus objetivos durante a visita.

O interesse por veleiros cresceu significativamente, com a participação de 25 associações de classes, entre outros destaques. Segundo o diretor Petros Michelidakis: “Este ano, estávamos extremamente bem posicionados no segmento de veleiros e iates. Quase todos os grandes players globais estiveram presentes com estreias de embarcações. Além disso, conseguimos atrair novos fabricantes inovadores, com muitos barcos apresentados pela primeira vez aqui em Düsseldorf.”

A oferta de embarcações a motor, em todas as categorias e tamanhos, assim como motores e acessórios, também teve grande procura. Diversas estreias, inovações técnicas e novos produtos demonstraram a força da indústria. Além do interesse por barcos novos, esportes aquáticos como paddle e surfe, assim como conteúdos ligados a viagens e lazer sobre e ao redor da água, foram especialmente populares.

Michelidakis destaca: “A apresentação de férias e charter no Destinations & Boatlife Hall foi muito bem recebida. As diversas regiões turísticas despertaram o desejo pelas semanas mais bonitas do ano. Muitos visitantes também se inspiraram na ampla oferta de houseboats e nos charters de barcos a motor e veleiros, realizando reservas diretamente durante a feira.”

Mais uma vez, os pavilhões dedicados ao mergulho atraíram grande público, com uma vasta oferta de equipamentos, acessórios e tecnologia de ponta, além do Dive Centre e da apresentação do ‘Dive Award’, que hoje tem grande alcance e vencedores internacionais. A programação nos palcos e as atividades na torre de mergulho foram destaques absolutos.

Para muitos fãs de esportes aquáticos, a prática esportiva está intimamente ligada à preservação marinha e ambiental. Por isso, a campanha “love your ocean”, realizada em parceria com a Fundação Alemã do Oceano, os estandes informativos de associações e instituições, e o prêmio internacional de conservação marinha “ocean tribute” — entregue pela oitava vez este ano — tiveram grande procura. O vencedor de 2026 foi a One Ocean Planet Foundation, da Espanha.

O fórum de sustentabilidade da boot, o blue innovation dock (bid), localizado no Pavilhão 10 e realizado em cooperação com a European Boating Industry (EBI), de Bruxelas, vem abrindo caminho para o futuro de uma economia marítima sustentável, inovadora e competitiva. Na boot 2026, o bid foi um espaço bastante concorrido para troca de ideias entre política internacional, indústria e pesquisa.

Petros Michelidakis resume: “Nós, entusiastas dos esportes aquáticos, amamos a água e queremos protegê-la. Por isso, os projetos de preservação marinha têm tanta aceitação aqui. O espírito único da boot faz da feira muito mais do que uma vitrine de produtos — ela é, ao mesmo tempo, espaço de experiência, plataforma de diálogo e ponto de encontro da comunidade. Durante todo o evento, o clima nos pavilhões foi eletrizante: aberto, inspirador e repleto de entusiasmo genuíno pelo elemento água — perfeitamente alinhado ao lema da feira: We love water.”

O programa “boot for school” também esteve totalmente lotado. Nele, estudantes aprenderam sobre o mar e a água na “Sala de Aula Marítima”, em cooperação com o Museu Aquazoo Löbbecke, e puderam experimentar atividades como paddle, vela, surfe e mergulho.

A boot 2026 esteve no centro das atenções da mídia internacional. Ao todo, 1.810 jornalistas e criadores de conteúdo, de 49 países, cobriram a maior feira de esportes aquáticos do mundo em veículos impressos, digitais e canais de TV.

No total, cerca de 1.500 fabricantes, distribuidores e destinos, provenientes de 68 países, participaram do evento. A próxima edição da boot Düsseldorf acontecerá de 23 a 31 de janeiro de 2027.

Fonte: Messe Düsseldorf

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Malu Sevieri defende diálogo entre players do setor no 2º BenchMICE® de 2025

CEO da Emme Brasil falou sobre a importância do Guia de Boas Práticas e os avanços na valorização dos profissionais de eventos

Maior e mais bem-sucedida do que nunca: Valve World Expo Americas 2025

Com recorde de expositores e visitantes, evento reafirma liderança no setor de válvulas industriais na América do Norte

Messe Düsseldorf amplia alcance global com a K-Alliance, nova marca para o setor de plásticos e borracha

Nova identidade reforça a presença da organizadora em mercados estratégicos e consolida parcerias globais com feiras líderes da indústria

plugins premium WordPress

Solicitação enviada com sucesso!

Em breve, nossa equipe entrará em contato com todas as informações.