Notícias
Produção brasileira se destaca na ProWine Shangai e projeta novos negócios
Mesmo diante de um cenário global desafiador, as vinícolas do Brasil avançam na China com resultados consistentes e grande aceitação de produtos
A ProWine Shanghai 2025, principal feira do setor de vinhos e destilados da China continental, ocorreu de 12 a 14 de novembro no Shanghai New International Expo Centre, reunindo 630 expositores de 29 países e regiões, dos quais mais de 75% eram internacionais. Com 21.590 visitantes profissionais — sendo 51,2% de fora de Xangai — a feira reforçou seu alcance nacional e sua relevância estratégica como plataforma de negócios, diálogo e inovação. A programação intensa de masterclasses e fóruns temáticos ampliou o impacto do evento no desenvolvimento do setor, evidenciando tendências como o crescimento da categoria de vinhos brancos, o fortalecimento de canais especializados (hotéis, restaurantes e novos bistrôs) e o aumento expressivo de profissionais ligados ao e-commerce e ao varejo instantâneo.
A edição também expandiu sua presença regional com a realização de quase 100 roadshows em diversas cidades da China, o que impulsionou a participação de compradores provenientes de mercados de terceiro e quarto escalão. Esse avanço demonstra a capacidade única da ProWine Shanghai de conectar diferentes camadas do mercado e integrar recursos da cadeia produtiva de forma abrangente.
“Tendo visto a ProWine Shanghai de perto, estou genuinamente impressionado com a eficácia com que ela reúne o setor em um momento de transição global. Em todo o setor de vinhos e destilados, a mudança nos hábitos de consumo, a pressão dos custos e o desequilíbrio contínuo entre oferta e demanda estão forçando todos os participantes a repensarem suas estratégias e a se manterem ágeis. O que se destaca em Xangai é a maneira como a feira cria conexões significativas — oferecendo aos produtores a visibilidade de que precisam e dando aos compradores acesso a portfólios relevantes e de alta qualidade. A participação constante de expositores este ano e o forte engajamento de profissionais de toda a China refletem não apenas a resiliência do mercado, mas também a confiança que o setor deposita nesta plataforma”, comentou o diretor da ProWein Düsseldorf, Frank Schindler.
A edição de 2025 também recebeu 26 pavilhões nacionais e regionais, além de diversas regiões produtoras. Entre os destaques estiveram Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, China, França, Geórgia, Alemanha, Itália, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Sérvia, Eslovênia, África do Sul, Espanha e Estados Unidos, uma lista que reforça a confiança contínua da indústria global no potencial do mercado chinês.
Por falar em Brasil, a participação nacional na ProWine Shanghai 2025 ocorreu por meio do projeto setorial Wines of Brazil, desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em sua segunda presença na feira, o estande do Wines of Brazil reuniu seis vinícolas brasileiras — Aurora, Barbara Eliodora, CRS Brands, Nova Aliança, Miolo e Salton — representando os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
“Nossa participação novamente na ProWine Shangai é muito importante, especialmente neste ano em que tivemos muitos desafios em relação ao cenário macroeconômico com outros países. O evento é a principal ação promocional do vinho brasileiro na China e estar presente constantemente na feira mais importante do país reafirma nossa imagem como produtor e abre oportunidades para o fomento do comércio internacional no país”, fala o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna.
Leia também: Vinhos brasileiros ganham destaque na ProWine Shangai, na China
Romagna explica que o Wines of Brazil observa o mercado asiático com cautela, já que muitos negócios na região surgem de oportunidades pontuais. Mesmo assim, a expectativa é manter o patamar alcançado no ano anterior — uma meta que, ainda que não represente crescimento, é altamente relevante diante de tendências globais que seguem na direção oposta ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Na ProWine Shanghai 2024, conforme relatos das vinícolas brasileiras participantes, a previsão de negócios chegou a R$ 240 mil durante o evento, com projeção de R$ 2,8 milhões ao longo dos 12 meses seguintes.
Para a edição de 2025, as perspectivas permanecem positivas: estima-se que os negócios gerados durante a feira alcancem cerca de USD 50 mil, com potencial de chegar a USD 132 mil nos 12 meses subsequentes.
“A China é mercado prioritário para o projeto setorial e para boa parte das empresas brasileiras. Nesse mercado há interesse não somente pelos vinhos brasileiros, mas especialmente para o suco de uva gaseificado que é posicionado estrategicamente no mercado chinês, com adaptação de garrafa e label. Nossa comunicação tem foco internacional na promoção com o que o Brasil faz de melhor: os espumantes – que por sinal vêm ganhando cada vez mais premiações internacionais. Nossa campanha ‘Enjoy the FRESH side of life’ é voltada para a comunicação do frescor dos produtos, bem como na solaridade e pluralidade do nosso povo. Acreditamos que esse caminho abrirá portas para outros produtos também de qualidade como nossos vinhos”, destaca o gerente.
O Wines of Brazil possibilita que as empresas participem de uma série de ações promocionais previstas no planejamento estratégico, incluindo as feiras internacionais. Sem esse apoio, muitas vinícolas não teriam a oportunidade de estar presentes nesses eventos, que são o principal canal de abertura e negociação de novos mercados. Todo o follow-up com os clientes prospectados é realizado diretamente pelas empresas participantes, etapa essencial para a concretização dos negócios — motivo pelo qual é fundamental que cada vinícola tenha uma equipe interna especializada para essa função. O projeto, por sua vez, é responsável por oferecer oportunidades reais de negócios por meio da promoção.
Confira como foi a participação das empresas:
Vinícola Salton
“Nossa empresa vem investindo no mercado chinês há mais de 10 anos, por acreditar plenamente em seu potencial. A participação em feiras como a ProWine é fundamental para demonstrar nosso interesse em fortalecer a presença no país, seja reforçando laços com os parceiros atuais, seja incentivando novas empresas a importar nossos produtos. A origem Brasil ainda é pouco conhecida pela maior parte do trade e dos consumidores chineses. Por isso, a oportunidade de apresentar nossos produtos para degustação é um passo essencial para construir vínculos de confiança”, fala o International Business Manager da Vinícola Salton, Cesar Baldasso.
Segundo ele, considerando sua vasta população, o mercado chinês abriga nichos expressivos tanto para produtos alcoólicos quanto não alcoólicos. Atualmente, a empresa já comercializa localmente alguns rótulos de vinhos, espumantes, sucos de uva e destilados. Na ProWine Shanghai 2025, optou-se por levar produtos de todas as categorias, com destaque para a linha Zero Álcool, que inclui suco de uva, espumantes e frisantes. A aceitação superou as expectativas, sendo unanimemente positiva. Complementarmente, a marca apresentou também o lançamento Presidente Cachaça, que despertou grande interesse do público focado em destilados.
“A organização do evento garante a presença apenas de visitantes profissionais; dessa forma, sabemos que todo contato em nosso estande é qualificado. Isso nos permite oferecer atenção personalizada, apresentar o Brasil como produtor vitivinícola, nossos terroirs e nossos produtos reconhecidos internacionalmente. A qualidade dos visitantes sempre se destaca como um diferencial da ProWine Shanghai. Concluímos que nossa participação foi altamente exitosa: reforçamos nossa presença, conversamos pessoalmente com clientes já ativos, prospectamos novos parceiros em potencial e recebemos um retorno amplamente positivo sobre os produtos que apresentamos pela primeira vez ao mercado chinês”, finaliza Baldasso.
A próxima edição da ProWine Shanghai ocorrerá de 10 a 12 de novembro de 2026.
Para expor ou visitar, fale com a Emme Brasil, representante oficial da Messe Düsseldorf:
+55 (11) 2365-4313
Este texto será atualizado conforme o recebimento de novos depoimentos.
Compartilhe:
LEIA MAIS:
- outubro 28, 2025
Emme Brasil e Messe Düsseldorf apresentam Interpack 2026 e fortalecem negócios no setor de embalagens
O evento ocorreu em São Paulo e reuniu líderes do setor para apresentar oportunidades e parcerias estratégicas, além de destacar inovações em tecnologia, processos e embalagens que prometem transformar o mercado nacional e internacional