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Reuniões estratégicas marcam a participação do Brasil na Medical Fair India

postado em 29 de março de 2018

 

Mais de 180 reuniões foram feitas em três dias de evento, em Mumbai

 

Bastante interessante para as fabricantes de artigos e equipamentos de saúde, o setor na Índia movimenta cerca de US$ 160 bilhões ao ano, e a expectativa é de que esse valor seja elevado para US$ 300 bilhões até 2020. Além disso, com 1,2 bilhão de habitantes e enfrentando, assim como grande parte do mundo, um momento de envelhecimento populacional, o país importa aproximadamente 80% de toda a tecnologia médica que utiliza em seus atendimentos.

Convidada pela organização para conhecer o evento, a ABIMO esteve entre os dias 16 e 18 de março na Medical Fair India, em Mumbai, principal evento do setor no país que reúne em seu pavilhão de exposições mais de  500 marcas, ofertando desde tecnologias médicas para hospitais, centros de saúde e clínicas até equipamentos e mobiliário para laboratórios e farmácias, produtos para reabilitação, itens de infraestrutura médica e serviços diversos.

 

A ABIMO participou com  dois associados em um estande cedido pela organização, para que o Brasil pudesse conhecer a feira. Foram três dias que resultaram em 188 reuniões com países como Índia, Bangladesh, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, China, Alemanha e Turquia.

Para tornar a visita ao país ainda mais produtiva, a coordenadora de Promoção Comercial da ABIMO, Karina Yamamoto, fez reuniões estratégicas com associações da Índia e outros países, e também com o consulado  do Brasil na Índia para entender mais do mercado da Índia.

“A saúde tornou-se um dos maiores setores da Índia, tanto em termos de receita como de emprego, o setor esta crescendo em um  ritmo tremando”, comenta Karina. Ela explica que o governo local pretende desenvolver o país como um centro de saúde global, o que está gerando uma demanda enorme. “A nossa participação no evento nos auxiliou a compreender o mercado indiano, estabelecer novos relacionamentos, reencontrar antigos parceiros e dar visibilidade para o Brasil como um parceiro de negócios”, finaliza.

Para a Fanem, primeira empresa brasileira de equipamentos médicos a montar uma unidade industrial na Índia, a intenção era aumentar a participação no mercado. “Vamos fazer bons negócios graças à participação na Medical Fair India 2018. Embora já estejamos consolidados, a visibilidade aos clientes é um fator muito importante para o desenvolvimento mais avançado”, declara Rubens  Massaro, superintendente comercial da empresa.   “A participação nos deu uma boa chance de mostrar nossa fábrica na Índia”, complementa o gerente de exportação, José Flosi. “Foi bom para conhecer os nossos concorrentes locais e trocar informações com outros fabricantes indianos de produtos correlatos com a nossa linha.”

A  Ortho Pauher, líder mundial em produtos ortopédicos e podológicos, teve as expectativas alcançadas, segundo a Analista de Exportação, Natalia Barros: “Conseguimos fazer muitos contatos e nossos produtos foram muito bem avaliados, especialmente os produtos feitos de silicone que há bastante demanda na Índia.”

 

fonte: Abimo