.
.
postado em 16 de outubro de 2017
A 40ª edição da maior feira de tecnologia assistiva e reabilitação da Europa, a Rehacare, que recebe mais de 40 mil profissionais da área da saúde de 47 países, foi realmente especial para os mais de 900 expositores que apresentaram na Alemanha seus produtos e soluções durante quatro dias de evento.
Em uma edição comemorativa de 40 anos de mostra, a feira promoveu novos espaços dedicados à prática esportiva, um VIP lounge para compradores indicados e uma área voltada especialmente para a inovação.
A participação das oito empresas associadas ao Brazilian Health Devices no pavilhão brasileiro acompanhou o clima especial e festivo com demonstrações de produtos feitas por paratletas, sorteio de iPad para os visitantes e o tradicional Happy Hour, que já acontece em outras feiras promovidas pela ABIMO e também fez sucesso na Rehacare.
“Esse foi o nosso segundo ano de exposição do BHD na feira e com certeza consolidamos o trabalho da ABIMO no setor de tecnologia assistiva e reabilitação”, comemora a gerente de marketing internacional da entidade, Clara Porto. “Tivemos clientes das empresas brasileiras no espaço VIP promovido pela Messe, expusemos também no espaço inovação, bem na entrada da feira – o que promoveu a localização do nosso pavilhão – e reunimos mais de 200 convidados em nosso Happy Hour”. Para Clara, a Rehacare 2017 provou definitivamente ao mercado internacional a qualidade dos produtos brasileiros.
Na parte comercial foram feitas muitas reuniões positivas. Após 284 contatos feitos, a expectativa de negócios é de US$ 300 mil para os próximos 12 meses. Adaptte, Carci, Calotas Bike, Geraes Tecnologia Assistiva, Jumper Wheelchairs, LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde), Nexfill e Ortho Pauher representaram o Brasil.
A diretora da Jumper Wheelchairs, Carolina Kobylanski, falou à imprensa local a respeito das cadeiras especiais para a prática de WCMX – esporte que mistura skate e bicicross, unindo manobras de ambas as modalidades, e usa cadeiras de rodas produzidas pela empresa.
Segundo ela, desde 2014 a Jumper recebe contatos de muitos cadeirantes europeus interessados em cadeiras de rodas. “Hoje a linha WCMX Pro Action é a mais procurada pelos clientes europeus, por ser uma cadeira específica para um esporte radical que exige muito do equipamento.”
O pavilhão brasileiro na Rehacare é atração à parte, localizado em espaço estratégico, e com uma arquitetura diferenciada, completamente voltada à interação com os produtos expostos. Essa foi a percepção do gerente de exportação da OrthoPauer, Pedro Maia: “Essa estrutura facilita muito a presença de pessoas interessadas nos produtos”, conta. “Com certeza o grande número de visitas deve-se a isso.”
A representante da Messe Dusseldorf - que é a empresa organizadora da Rehacare - Malu Sevieri, falou a respeito da participação brasileira: “Tivemos 100% de aumento no número de empresas participantes em relação ao ano passado”, conta. “As que retornaram reencontraram clientes do ano passado para reforçar relações, o que é muito bom para aumentar as vendas.”
Malu acredita a exportação bem feita é uma ferramenta que gera estabilidade para as empresas: “Sempre é bom ter um mixto de clientes nacionais e internacionais, e com certeza a feira é uma excelente ferramenta para criar esta plataforma”, ressalta. “Esperamos vocês em 2018!”
ATUAÇÃO POLÍTICA
Além de essa ser a maior participação do Brasil na história da feira, a ABIMO também levou para o evento a Prof.ª Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para ela, a situação das pessoas com deficiência no Brasil mudou muito desde a década de 1980, quando o Brasil viu mudanças significativas na proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. “A legislação brasileira melhorou bastante desde então e isso nos colocou em uma boa posição. No entanto, devemos muito à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a sua incorporação na legislação nacional”, disse.
“Contar com a presença da Dr.ª Linamara na Rehacare foi muito importante para a ABIMO, visto que ela é uma das ativistas mais respeitadas do mundo quando o assunto é inclusão”, conta Clara. “Pudemos mostrar para ela todo o nosso trabalho, os produtos nacionais produzidos com altíssima qualidade e, principalmente, ela pôde trocar experiências com o secretário municipal de Düsseldorf sobre a experiência de ser a cidade mais acessível da Europa.”
Na Alemanha como um todo, a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida é regra e não exceção. As cidades são pensadas e construídas para a completa acessibilidade. As calçadas são bem-feitas, niveladas e sem obstáculos; bondes têm piso baixo que facilita o acesso ao transporte público; os sistemas de orientação ajudam cegos e pessoas com baixa visão. “Esperamos conseguir levar um pouco dessa experiência para o nosso pais”, finaliza Clara.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O Projeto Setorial (PS) executado pela ABIMO, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), denominado Brazilian Health Devices tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca representar e promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 83 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País.
Mais informações para a imprensa:
Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial
Deborah Rezende | deborah@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 | 9 7020 6159
Elaine Alves | elaine@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 | 11 9 5962 0163